Reaproveitar, reciclar e economizar são as palavras da vez. Consumo consciente e sustentabilidade são assuntos constantemente discutidos nas mais diversas áreas, inclusive, claro, na moda!
Quando se fala em customização de roupas, a maioria das pessoas acaba associando a peças sem acabamento, como os abadás.
Eu, particularmente, não gosto de customizações que desvalorizam e empobrecem. Acho que a internet está cheia de boas ideias, que aliadas a sua criatividade, podem resultar em peças originais e de bom gosto. Portanto, vamos te dar uma forcinha, com algumas sugestões para modernizar aquela sua roupa esquecida no fundo da sua gaveta.
A ideia de customizar estava nos planos há algum tempo, porém
nunca conseguia colocar em prática. Com a mudança da minha mãe do
Mato Grosso do Sul pra cá, tudo ficou mais fácil.
Comprei uma camiseta em uma promoção "leve uma, ganhe outra" e escolhi esta de brinde por ser a melhor dentre as oferecidas pela loja. Como não gosto muito desta cor, ela acabou esquecida no meu armário por meses.
Detalhes nas mangas são quase uma marca registrada nos meus looks. Lembrei de umas penas que usei em um trabalho da faculdade que combinavam muito com o tom da camiseta. Elas são vendidas por metro, presas por uma fita e custam em média R$36,00 o metro. Eu havia comprado meio metro, mas acabou sobrando por volta de trinta centrímetros, o que era ideal.
Tirei as mangas e com as sobras minha mãe fez um viés para o acabamento da cava. Depois fizemos um detalhe no ombro, usando ilhoses e com colchetes de pressão ( que são encontrados facilmente em qualquer bazar ) prendemos as penas, de modo que fosse possível retirá-las para lavagem.
O resultado ficou tão legal que parece até que comprei a camiseta assim.
Existem vários tipos de customizações, algumas podem ser feitas à mão, como aplicações, bordados, recortes, etc. Porém, é sempre bom ter uma costureira de confiança para reformas mais elaboradas.
Gostaram? Descobri várias peças no meu guardarroupa e no da Sandy que precisam de um up, por isso a coluna será fixa e com novas ideias.
Helen Quintans
@helenquintans