Os contos de Beedle, o bardo
J. K. Rowling
editora Rocco
107 páginas
|
"Os contos de Beedle, o bardo" são cinco histórias de fadas diferentes entre si. Cada uma delas é dotada de um caráter mágico próprio e proporcionarão, a seu turno, prazer, riso e emoção do perigo mortal. Trouxas e bruxos vão apreciar os comentários de autoria do professor Alvo Dumbledore, nos quais ele reflete sobre a moral ilustrada pelos contos e dá breves notícias sobre a vida em Hogwarts. Um volume mágico, ilustrado pela autora, J. K. Rowling, e que ficará guardado na lembrança por muitos anos."
Rowling realmente sabe como agradar seus fãs. Nesse livro ela nos apresenta cinco estórias infantis, que todos os bruxos contam para suas crianças, assim como os filhos dos trouxas conhecem as estórias dos irmãos Grimm. Todas as estórias são permeadas de lições de moral e têm a intenção de colaborar na formação do caráter do jovem bruxo. Assim como nas fábulas passadas de geração para geração no mundo trouxa, esses contos são carregados de conselhos e situações que mostram que a maldade, a trapaça e o egoísmo podem trazer vantagens momentâneas, mas no final a pessoa sempre acaba pagando pelos seus erros (como a própria autora explicou: "a virtude é normalmente premiada e o vício castigado").
No primeiro conto, "O bruxo e o caldeirão saltitante", a moral da estória é que a bondade está acima de qualquer outro sentimento: o filho de um bruxo muito caridoso que compartilhava seus poderes mágicos com todas as pessoas que precisavam, herda do pai esse poder, mas se recusa a atender a todos que o procuram com problemas para resolver, doenças para curar, lamentações a fazer. A fim de obrigá-lo a continuar os trabalhos do pai, o velho caldeirão passa a segui-lo por todos os lugares, além de começar a ganhar um aspecto terrível, cheio de verrugas, que envergonha o jovem bruxo publicamente. A pressão é tanta que ele acaba cedendo e volta a atender as pessoas necessitadas, assim,, o velho caldeirão volta a ser o que era antes.