domingo, 15 de junho de 2014

O Entalhe do Sertão - A Arte de J. Borges

Finalmente o semestre acabou e, depois de me dedicar por meses no Projeto Multidisciplinar, finalmente estou de férias!

O tema do meu projeto foi o xilógrafo pernambucano J. Borges, um artista reconhecido mundialmente e não tão popular no resto do nosso país. 

Pra quem não sabe, a xilogravura é uma técnica antiga, chinesa, que consiste em entalhar o desenho na madeira e imprimir no papel ( ou outro suporte ) como se fosse um carimbo. 

Esse trabalho foi divido em três partes: um documentário de 7 minutos, uma série fotográfica com releituras de algumas obras do artistas e um cordel impresso, com todas as fotos da série e suas descrições em versos, na linguagem e métrica da Literatura de Cordel. 

Eu viajei pra Pernambuco pra gravar o vídeo e fui muito bem recebida no ateliê do J. Borges e, apesar do pouco tempo que tinha pra gravar, consegui um material muito rico. 

Antes de ver as fotos, é bacana assistir o documentário. Espero que gostem.


Acho sempre muito importante valorizar a nossa cultura e os nossos artistas. O objetivo desse trabalho foi justamente esse: apresentar o J. Borges para quem não o conhecia e mostrar um pouco mais das riquezas do nosso Brasil.

No próximo post, fotos das releituras.

Helen Quintans
@helenquintans

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2017 Pronto, usei!