Esses dias, administrando meu blog pessoal, percebi que havia ganhado mais um seguidor ( o que me deixou muito feliz, claro! ), e como sempre, cliquei em cima da foto pra conhecer melhor a pessoa. Descobri que ela tem um blog chamado Gordinhas Bonitas, que é muito bacana. Então, lembrei que há tempos quero falar sobre padrões de beleza e distúrbios alimentares, o que me levou a pesquisar o conteúdo em busca de informações para o meu post aqui. A Liria postou lá um video que me instigou muito:
A partir daí comecei a pesquisar no Google sobre anorexia e bulimia e fiquei chocada com a quantidade de sites Pró-Ana e Pró-Mia que existem na rede. Lendo os posts, fiquei mais abismada ainda com a ingenuidade das garotas que são 'adeptas' à esses comportamentos de alto risco. Li depoimentos espantosos de meninas que se acham gordas com 50kg, que ficam a semana inteira sem comer e pior, fazem competições entre si para saber quem aguenta ficar mais tempo com fome ( pra elas é mérito aguentar a dor ). Existem milhões de dicas de como enganar a família, de como se livrar da comida que ingeriu. Um absurdo maior que outro.
Depois disso, resolvi pesquisar sobre o mercado e as mudanças de padrões. Em alguns países existem leis que proíbem que modelos anorexicas desfilem, o que eu acho corretíssimo, já que milhares de meninas se espelham nelas.
O America's Next Top Model, contou, em algumas edições, com a participação de modelos Plus Size. A edição de novembro da revista Glamour trouxe uma matéria tratando a autoimagem feminina, e daquelas que não valorizam seus corpos por se acharem mais gordas do que na realidade o são. Fotos da modelo Lizzie Miller com uma barriguinha flácida, ilustraram a matéria. A modelo usa roupas número 42 e não 36 ou 38 como a maioria das modelos, e ao contrário do que se pode imaginar a revista fez o maior sucesso, abrindo caminho para outras publicações que seguem no mesmo embalo, e da própria revista que anunciou que as próximas modelos também serão modelos reais, sem retoques.
A edição desses mês da V Magazine traz um ensaio recheado de modelos Plus Size, fotografas pelos badalados Bruce Weber e Terry Richardson. O estilista Karl Lagerfeld, mente criativa à frente da marca Chanel, participou do projeto, o que prova que até ele, que sempre defendeu a permanência das tops mais magras, mudou um pouco seu conceito de beleza. Os ensaios “One Size Fits All” e “Curves Ahead” mostram que um mesmo look cabe, sim, em garotas com corpos diferentes.
A verdade é que beleza é mesmo um conceito. Independente do padrão desfilado nas semanas de moda, o importante é se sentir bem com o seu corpo. É se amando que a beleza transparece.
Enfim...
Olá meninas!
ResponderExcluirParabéns pelo blog está muito legal!
Nossa este assunto é polêmico, não é mesmo?Que horror!
E aí He, tá fazendo um curso de moda?
Fico contente por você, pois você queria fazer, né?Está gostando? Aonde é?
Conta tudinho!
Ah...hoje o Pedro queria te telefonar para perguntar quando vamos almoçar juntos, vamos combinar algo, ok?
Bom beijocas~procês!
Sô