Eu, muito curiosa, quis ir logo sabendo de onde surgiu a ideia de trabalhar com materiais sustentáveis e a origem do nome. Eis a resposta da Márcia!
-Para entender o porquê da Bela Grafô, é preciso entender primeiro os valores que me foram ensinados desde muito criança, - que nós temos que ter o desejo de sermos úteis à sociedade, de fazermos a diferença aonde quer que estejamos. De nos esforçamos para promover um mundo com pessoas felizes.
E foi em cima desses valores, dessas diretrizes é que fui baseando todas as minhas escolhas.
A Bela Grafô então, surgiu do desejo de mudança, de perceber que da forma como estavámos vindo, não poderíamos continuar. Surgiu do desejo de fazer a diferença, de colaborar para desenvolvimento sustentável de nosso planeta. Acredito que esse é o caminho...
Acho que todo mundo já ficou perplexo e indignado frente à todas essas reportagens e imagens que vemos diariamente na mídia, sobre o colapso que nós estamos vivendo, só que a maioria das pessoas se resigna a ficar perplexo e indignado e não fazer nada, por achar que não tem o que se possa fazer, ou por achar que a responsabilidade não é dela, ou ainda por pura falta de vontade. Mas é preciso um dia despertar, acreditar nos sonhos, e se engajar. É preciso acreditar que cada um de nós pode fazer a diferença, existem milhares de coisas a serem feitas, então todos podem fazer alguma coisa.
O nome Bela Grafô, veio de vários dias de pesquisa. no início trabalhava apenas com estampas feitas através da técnica da xilogravura, e etimologicamente gravura vem de Grafò, do grego, que quer dizer imagem, e adaptei e coloquei Grafô. Eu queria que as pessoas quando olhassem as nossas peças pudessem vê-las como uma bela imagem, em todos os quesitos. Por isso o nome Bela Grafô. Pois nós seres humanos, também temos sede e fome de beleza, de arte.
Os tecidos utilizados na confecção de suas peças são ecológicos e causam pouco impacto ambiental durante seu desenvolvimento. Eles utilizam algodão orgânico colorido naturalmente e a malha de bambu, que além de muito confortável ( tenho uma camiseta desse material e adoro! ), não utiliza pesticida durante o seu cultivo. Suas estampas são frutos de uma parceria com o artista plástico Jairo Rodrigues, que faz xilogravuras especialmente para as peças da Bela Grafô. E para a nova coleção veremos algumas ilustrações em aquarela e naquim, feitas pela artista Fefa Romanova, prova de que moda, arte e desenvolvimento sustentável podem sim caminhar juntos.
'Acreditamos que através um vestir consciente, podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta, como também apresentar ao público em geral um estilo de vida mais justo e harmônico com o meio ambiente. A intenção de nossa empresa é deixar para os nossos descendentes um mundo dotado de tantas oportunidades tal qual o herdamos. Queremos sustentar a vida, o sentimento de carpe diem! '
É esse o espírito da Bela Grafô. Bacana, né?!
Por Helen Quintans
helenquintans@hotmail.com
muito legal o post. é importante hj em dia se conscientizar.
ResponderExcluirparabéns para Bela grafô e para vcs. ^^