sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

6 coisas que amo em Dublin

No fim do mês passado, completei um ano que estou aqui em Dublin. Parece que o tempo passou voando, porque ainda lembro bem do dia em que escrevi o texto contando da minha aventura aqui pra Irlanda. Apesar das dificuldades de viver longe do meu país, eu aprendi a ter uma vida muito mais simples e aproveitar mais o meu tempo livre e apreciar as pequenas coisas do meu dia. Tenho certeza que muito dos hábitos que adquiri aqui vou acabar levando de alguma forma comigo por onde eu for daqui em diante.

They're always there

Foi pensando nesse meu tempo aqui, que resolvi fazer uma lista das coisas que mais gosto nessa cidade, que é cinza, fria, mas que tem dezenas de coisas que adoro. Além de fazer um balanço, também é uma forma de vocês conhecerem e, quem sabe, se animarem a colocar essa Dublin no roteiro - ainda que há muito mais a oferecer que essa lista dependendo do seu estilo de vida e coisas que goste de fazer.

1. Parques - Sempre fui a pessoa que arrumou uma desculpa pra ir a um parque e ficar um pouco mais perto das árvores, não importa aonde eu estivesse. Quando cheguei aqui, percebi que Dublin talvez seja um lugar ideal pra alguém que, assim como eu, adora tirar um tempinho livre pra apreciar a natureza. Os irlandeses mantêm parques e áreas verdes espalhados por toda cidade e praticamente todos os bairros possuem espaços como esse para a comunidade local. Eu tive a sorte de morar próximo ao Saint Anne's Park, que é um dos lugares mais lindos que conheço na cidade, inclusive falei dele aqui neste post.

Safe places


2. Mix de culturas - Uma das maiores maravilhas em estar em Dublin é com certeza o mix louco de gente de todo o mundo. Isso é uma coisa que faz a gente se sentir meio que em casa, se pararmos pra pensar no quanto o Brasil é multicultural. O meu namorado sempre fala que tem horas que ele se sente no final de filme de desastre natural, quando o mundo é salvo e pessoas de todas as culturas estão bem, celebrando e compartilhando o mesmo ambiente. O bom disso tudo, é que é possível conhecer mercados, restaurantes, pubs e um monte de outras coisas de vários lugares do mundo sem precisar sair de Dublin.

3. Vida cultural - Dublin é um lugar histórico e, por isso, há dezenas de coisas espalhadas pela cidade que nos faz pensar em diversas fases que esse lugar já passou. Também há uma variedade de museus, monumentos, pubs e castelos em todo o lugar pra gente conhecer. Mas não é apenas de passado que a cidade vive, há uma diversidade de eventos acontecendo em todas as épocas do ano, de festivais, shows, apresentações, peças de teatro e premiações. Pra quem gosta de cultura, aqui é um lugar repleto de programas para todos os gostos.

Reflection of time

4. Vida simples - Se a gente parar pra comparar a vida que os europeus levam aqui com a dos brasileiros, a primeira coisa que vamos descobrir é que aqui o estilo de vida é muito mais tranquilo. Com empregos simples e sem precisar trabalhar um milhão de horas é possível viver confortavelmente e com acesso a muitas coisas que pra gente seria necessário investir uma boa grana. Eu diria que aqui as coisas são um pouco mais justas. Sem contar que o julgamento de terceiros é muito menor, a gente pode vestir o que quiser, pedalar pra todo lugar e nunca mais pensar em carro de novo, porque nada disso realmente importa por aqui.

5. Músicos de rua -  O meu primeiro contato com Dublin na minha vida foi com o filme Once, lançado lá em 2008 e que falava um pouco sobre os buskers, como eles são chamados. Por causa disso, eu tinha no meu imaginário essa prática dos músicos de rua e que conforme foi passando o tempo aqui, eu fui me apaixonando cada vez mais. É inimaginável o talento das pessoas que tocam pelas ruas Dublin e tem algumas pessoas que a gente acaba se apegando e parando sempre que encontra. É como se a vida sempre tivesse uma trilha sonora por aqui. 

More woods ahead

6. Natureza - Eu posto tantas fotos de natureza no meu instagram que as pessoas devem achar que eu vivo no mato por aqui - o que não posso negar, eu amaria muito poder passar mais tempo assim. Além dos parques, há uma diversidade de lugares muito acessíveis pra conhecer nos arredores da cidade, que envolve diversos tipos de paisagens, de praia às montanhas, florestas e trilhas de diversos níveis de dificuldade pra se aventurar.

PS: Como vocês bem devem saber, todas as imagens são do Vinícius Novaes, registrador oficial do nosso intercâmbio.  

Sandy Quintans
@sandyquintans


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2017 Pronto, usei!