Bom dia/tarde/noite fiéis leitores. Hoje vou falar de futebol.
Tive essa idéia porque essa novela do Ronaldinho Gaúcho me deu nojo.
Sou aficcionado. Como eu disse no post de apresentação, sou corinthiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus. Sei de grande parte da história do meu time, dos ídolos, e dos principais acontecimentos nesses 100 anos de vida do clube, mas também sei muita coisa dos outros times. Elencos, personagens, goleadores... Jogo Football Manager, Fifa e sempre que posso vejo os programas de esporte e assisto jogos, tento entender táticas, finanças, lógicas do jogo e o comportamento dos jogadores.
Vejo a volta dos antigos grandes jogadores como excelentes pro futebol brasileiro(mas que não pode ser uma dependencia, nosso esquema é qualidade e velocidade). Além de dar uma exposição de mídia inimaginável pros clubes, é bom acompanhar um grande jogador jogando pelo seu clube. Isso aconteceu com o Ronaldo e o avassalador Corinthians de 2009, Robinho e o Santos de 2010 e agora tem tudo pra ser Ronaldinho no Flamengo de 2011.
O mercado do futebol movimenta bilhões de dolares por ano. Promove o desenvolvimento da medicina, de materiais esportivos, aumenta a criatividade dos marketeiros e arrasta multidões aos estádios e, "mamando" nisso tudo estão os empresários dos jogadores. Talvez a lástima do esporte. Os caras são simplesmente ridículos. Quem acompanha sabe das tretas que existem. Passei a odiar ainda mais esses caras depois da negociação do Ronaldinho com o Flamengo. Era realmente um leilão e chegou a dar nojo. Chega a ser desapontador também ver a inocência dos dirigentes. Se eu fosse dono/presidente e fosse contratar alguém, não iria permitir essa tamanha falta de respeito de com o clube, com a história do clube e com a paixão dos torcedores. Ficou claro que o cara não escolheu o Flamengo, mas sim a praia, o pagode, as festas e as mulheres. Quero deixar claro também que acredito que tenha uns 60% de chance de dar certo, basta o Gaúcho jogar um pouquinho pra ele brilhar, assim como fez o fenômeno em 2009, mas que 40% de chance de falhar é muita coisa e que pode chegar nesse patamar também, assim como acontece com o chamado "gordo", que apesar de não correr nada no jogo, dá 2 passes decisivos, mexe com o moral do time e que tem um carisma não por a toa fenomenal (talvez seja essa a principal diferença entre o Ronaldinho e o Ronaldo).
Recentemente saiu um estudo que falava que o Corinthians foi o 4º clube do mundo em arrecadação de patrocínio, perdia apenas para os gigantes Manchester United, Real Madrid e Bayen de Munique. Acreditem, deixou Milan, Inter, Liverpool, e outros atrás. E realmente dá pra perceber o dinheiro sendo investido: vai ter um dos melhores CTs do país, estádio, grandes jogadores, recurso para marketing e cultura e, se for pensar por esse lado, o investimento compensa e muito. Mas como eu disse acima, o cara que trouxe tudo isso ao clube tem carisma, diferente daquele rubro-negro, e ai está outro dos principais risco da empreitada não dar certo.
Se eu tivesse que dar uma idéia para o crescimento ainda maior dos times brasileiros no mundo, começaria a vender os direitos de transmissão também para o exterior, a começar pela Ásia, já que eles també, sao fanaticos e idolatram os mesmos jogadores que nós. Agora, vai falar pra Globo e o Clube dos 13 pararem com sua lavação cerebral.
Para finalizar, acho brilhante a evolução da mentalidade dos dirigentes, que apesar de comandar clubes falidos( e roubarem muito), aprenderam a gastar pra ganhar dinheiro. Com todo o crescimento da economia e a mudança da mentalidade, veremos um futebol( que infelizmente tá virando atletismo) grande no Brasil, ainda mais se mantivermos o futuro desse esporte aqui perto de nós
E ae Teto? blz??
ResponderExcluirEntão, tava vendo um programa esportivo esses dias, e não foi só o Corinthians que teve um bom patrocinio não, o Brasil teve no último ano o 3º maior patrocínio no mundo, ficando atrás apenas, se não me engano, da Inglaterra e da Alemanha. Isso é muito bom para os clubes brasileiros. Os grandes jogadores se interessam pelos clubes brasileiros, muitas vezes jogar fora não é bom negocio. Tanto que hoje temos Roberto Carlos, Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo, e assim por diante, jogando aqui.
E a globo não tem mais preferência sobre os direitos do campeonato brasileiro, agora será de quem pagar mais, e ao que tudo indica, a Record(outra globo, só que mais fraca um pouco) está sendo um páreo duro nessa disputa.