sábado, 4 de março de 2017

O Segredo do Cabelo Azul

Desde criança adoro mangá e anime, e os cabelos coloridos das personagens sempre me encantaram. Eu já até tinha me arriscado num cabelo vermelho cereja na adolescência, mas só me joguei nas cores fantasia depois de adulta.


Ter cabelo colorido mudou minha vida. De verdade. Fez com que eu me sentisse mais bonita, mais divertida e acho que, de todos os visuais que já tive, é o que mais representa a minha personalidade. Provavelmente quando envelhecer, serei uma senhorinha de cabelo colorido.

Os Cavaleiros do Zodíaco
Sailor Moon
Apesar de todas a maravilhas,  ter cabelo azul dá trabalho e requer muitos cuidados. E como em todo lugar que vou, tem sempre alguém disposto a passar a mão (é sério, ninguém resiste), a pressão aumenta. Então para que meus fios estejam sempre  saudáveis e brilhantes, tenho uma rotina rigorosa de cuidados. 

Depois da descoloração é normal que o cabelo resseque. Na verdade, o meu passou por um processo bem agressivo até chegar na cor que está e por isso comecei o cronograma capilar

Numa breve explicação, o Cronograma Capilar é uma agenda de tratamentos para repôr os nutrientes necessários para que o cabelo se recupere ou se mantenha sempre saudável. Para isso o cronograma é dividido em três etapas:

  • Hidratação - etapa que repõe a água dos fios. 
  • Nutrição - etapa que repõe os óleos .
  • Reconstrução - etapa que repõe a queratina.
Você deve montar seu cronograma de tratamento de acordo com a necessidade do seu cabelo. No meu caso o foco é em restauração, então minha rotina atual é a seguinte:

1º semana - hidratação - nutrição - reconstrução
2º semana - nutrição - hidratação - nutrição
3º semana - hidratação - nutrição - reconstrução
4º semana - hidratação - hidratação - nutrição  

Eu gosto muito de máscaras caseiras, então em todo o meu tratamento, além de cremes baratinhos, uso ingredientes que tenho na cozinha. Essas são as minhas receitas preferidas:

Hidratação de Maizena

3 colheres (sopa) de máscara da marca que preferir
1/2 xícara de água
2 colheres bem cheias de Maizena
1 colher de azeite de oliva (ou óleo de coco)
1 colher de mel

Misture bem a Maizena e a água e leve ao fogo baixo até ficar com a consistência de um mingau. Espere esfriar e misture os outros ingredientes. Aplique em todo o cabelo lavado, ainda úmido e deixe agir por 40 minutos ( eu deixo esse tempo para potencializar, mas em 20 já faz efeito).

Nutrição de Leite de Coco

2 colheres (sopa) de máscara 
2 colheres (sopa) de leite de coco - pode ser natural ou de mercado mesmo
1 colher de azeite de oliva

Aqueça um pouquinho o leite de coco, misture tudo e aplique no cabelo lavado e úmido. Deixe agir por 30 minutos. 

Reconstrução de Gelatina

1 pacotinho de gelatina sem sabor e incolor
2 colheres de máscara 

Dissolva a gelatina em 100ml de água morna e misture na máscara. Aplique no cabelo lavado e úmido e deixe agir por 30 minutos. 

Reconstrução Ácida de Vinagre de Maçã

2 colheres (sopa) de máscara
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 colher de azeite de oliva (ou óleo de coco)

Misture todos os ingredientes e aplique no cabelo lavado e úmido. Deixe agir por 30 minutos. 


Para retocar a cor, a cada 15 dias misturo a tinta num creme branco, aplico e deixo 40 minutos. Quando quero retocar a raíz, vou num salão e aplico a tinta pura. e esse processo faço a cada 3 ou 4 meses, pois também gosto do efeito da raíz escura. 

A tinta que uso é a Creative Crazy Color, da Alfaparf, na cor Ice Blue. A cor dura bastante e conforme vai desbotando outros tons de azul vão se revelando, o que é bem legal.

É isso, gente! Quem tiver dicar de tratamentos caseiros para o cabelo, pode me passar receitinhas, tá?

Helen Quintans
@helenquintans



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2017 Pronto, usei!