sábado, 18 de março de 2017

Projeto Minha Calça Preferida - Semana 3

Há algum tempo, quando percebi que ganhei peso, procurei uma endocrinologista para descartar a alguma alteração hormonal e os resultados dos exames foram ótimos, felizmente. Então o motivo do meu ganho de peso se deve apenas à minha péssima alimentação e falta de disciplina.  
Estou no 18° dia de dieta e preciso dizer que não é fácil. Por mais que não tenha estipulado metas irreais, nem cortado radicalmente tudo o que eu gosto de comer, a ansiedade e a culpa são inevitáveis, sempre que dou uma escorregada.


via GIPHY

Até agora, já perdi 5kg e 4,5cm na cintura. Esses resultados me motivaram a continuar firme e muita gente me pergunta qual é a dieta milagrosa que tô fazendo e, na verdade, não existe milagre nenhum. 
Cortei apenas refrigerantes, fast food, todas as besteiras que costumava consumir e troquei por alimentos mais saudáveis (como a comidinha da minha mãe). Também passei a acordar mais cedo e a anotar tudo o que consumo num aplicativo chamado MyFitnessPal. Estipulei uma meta de 1200kcal/dia, a partir do cálculo da minha Taxa Metabólica Basal (TMB), que indica quantas calorias você precisa ingerir por dia. 
Esse cálculo é bem simples, basta seguir essa fórmula:

Homens = (13,75 X peso em quilos) + (5 X altura em centímetros) - (6,76 X idade em anos) + 66,5
Mulheres = (9,56 X peso em quilos) + ( 1,85 X altura em centímetros) - (4,68 X idade em anos) + 665

O resultado obtido acima fornece o quanto o seu organismo gasta de energia para manter as atividades vitais básicas para o seu funcionamento. Para obter o gasto energético real é preciso levar em conta a quantidade e a frequência de atividades físicas que você tem durante o dia. Portanto, após calcular o seu gasto energético basal  deve multiplicá-lo pelo fator de atividade:

  • Se você é sedentário (pouco ou nenhum exercício), multiplique a TMB por 1.2.
  • Se você é levemente ativo (exercício leve 1 a 3 dias por semana), multiplique a TMB por 1.375.
  • Se você é moderadamente ativo (pratica esportes 3 a 5 dias por semana), multiplique a TMB por 1.55.
  • Se você é muito ativo (exercícios intensos de 5 a 6 dias por semana), multiplique a TMB por 1.725.
  • Se você é extremamente ativo (exercícios intensos diariamente ou até 2 vezes por dia), multiplique a TMB por 1.9.
Durante o dia, vou lançando o que eu como e o app calcula quantas calorias ainda posso consumir. Também dá pra anotar os exercícios, a quantidade de água ingerida e o progresso na dieta.
O MyFitnessPal está disponível para IOS e Android e, embora tenha a versão premium, dá pra baixar e usar gratuitamente. Ele tem sido o meu grande companheiro diário. Super recomendo.

Esse projeto tem sido uma experiência bem bacana e de muito aprendizado. Não acho que magreza é sinônimo de beleza e felicidade, mas acho que estar confortável com seu próprio corpo é importante e eu, definitivamente, não estava me sentindo assim com o meu.  Vendo os resultados que tenho atingido a partir de todo o meu esforço, faz com que eu me sinta motivada a continuar.

Helen Quintans
@helenquintans




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2017 Pronto, usei!